top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
2016 - 1ª edição

Dois projetos didáticos resultaram em um projeto de exposição e em uma ação de cidadania.

"Para a 1ª edição do

Little Dress Project

se quiz muito sem saber bem

quais seriam os resultados.

Estes vieram com o

contentamento dos alunos,

com a exposição no MNT e somente no início de 2017 com fotos de sorrisos vindos de África". 

Rafaela Norogrando

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

DESIGN DE MODA (2º ano da licenciatura)

Pela disciplina de Design de Vestuário I foi apresentado ao grupo de 48 alunos a proposta de desenvolver o conteúdo curricular sob o tema e a causa do Little Dresses for Africa. 

Esta abordagem, bem acolhida pelos discentes, incide sob todo o processo de metodologia de design de moda e, assim, a ação destes alunos não se fez somente pela causa como doadores, mas como estudantes de uma área de conhecimento onde se põem em causa outras variáveis que não somente uma participação humanitária. 

Os 48 alunos foram divididos em 8 grupos que desenvolvem temáticas específicas para a abordagem inspiracional. Seguiram dados do briefing estabelecido pela ONG e incluíram o estudo da cultura africana como elo de ligação entre suas coleções e as crianças que serão presenteadas. De todo processo projetual, cada grupo produziu um painel semântico, uma peça conceitual, um dossiê e uma pequena coleção. Estas coleções constituem um total de aproximadamente 100 roupas, as quais serão posteriormente doadas.

Todo o material utilizado para a confecção das peças é reciclado, desde roupas ou outros têxteis em desuso, ao lixo limpo de empresas – sobra de material têxtil gerado, principalmente, do plano de corte de modelagens.

Este trabalho foi iniciado em 10 de fevereiro e foi apoiado pela diretora do curso, Profa. Dra. Madelena Pereira, e pelo diretor do departamento Prof. Dr. Rui Miguel.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE VISEU

DESIGN DE MOBILIÁRIO (2º ano da licenciatura)

15 alunos foram confrontados às problemáticas que o mobiliário expositivo impõem. Desenvolveram propostas que condizem com os públicos que são esperados na exposição, bem como planejaram um projeto sustentável com materiais reciclados, de baixo custo e possível de locomoção. 

Esta abordagem incide diretamente no programa da disciplina "design de produto" que trata dos processos metodológicos e criativos, os quais são temas constantes para estudiosos da área, empreendedores e outros “curiosos” na busca de ferramentas para inovação.

Este trabalho foi iniciado em 24 de fevereiro e foi apoiado pelo codocente da disciplina, Prof. Ms. Marcelo Oliveira, pelo diretor do curso, Prof. Dr. João Luís Pereira e pelo diretor do Departamento de Eng.ª de Madeiras Prof. Dr. António Santos.

Além disso, a proposta foi acolhida com entusiasmo pelos discentes, o que proporciona uma maior motivação no processo de aprendizagem e empenho na realização deste projeto. A ter em conta que este grupo de alunos já realizou trabalhos em competições internacionais de design e organizações de eventos voltados para a academia, compreendeu-se que eles teriam potencial para o desafio proposto, bem como a satisfação em atuarem de forma mais profissional e responsável. 

DESIGN . MODA e MOBILIÁRIO . HUMANIDADE   CRIAÇÃO . METODOLOGIAS . SUSTENTABILIDADE

 PROJETOS . EDUCAÇÃO . ECODESIGN . CRIANÇAS . VESTIDOS . ROUPAS . ESPERANÇA . CIDADANIA

MOTIVAÇÃO

Na 1ª EDIÇÃO do XI-CORAÇÃO LITTLE PROJECT

foram confeccionados 95 coordenados e desses, 

12 apresentavam um bolsinho que guardava um bichinho de pano.

bottom of page